sexta-feira, 28 de março de 2014

Parede

Subiu a rua cambaleando. Era comum. Os últimos trocados compraram a última cerveja. Valia a caminhada de volta para casa. Claro, não valia de verdade, mas na hora a decisão era fácil. A caminhada ainda era só uma ideia. Mas a cerveja passava, e a caminhada chegava. Era comum. Subir aquela rua cambaleando.

Ela tinha entrado no bar com o nariz empinado. O nariz apontava para onde os olhos queriam estar. Longe dele. O paradoxo é que eles, os olhos, entraram lá sabendo que encontrariam os dele. Eventualmente.

-Você falou que não queria me machucar.
-Verdade
-Verdade só que falou. Mentira que não queria machucar.
-Errei. Acontece. Mas você ainda duvidou.
-Errei. Mas acontece, né?

O nariz saiu baixo. Não sabia o que queria quando entrou. Não queria mais ele, ele pensava. Ele não sabia o que dizer, o quer fazer. Ficou parado e se deixou ficar sozinho. A última cerveja. A última companhia.

Subiu a rua cambaleando. Era comum. Atravessou a rua e desceu a escada que levava da rua superior ao viaduto. O caminho seguia por ali. Por baixo.

No fim da escada, uma parede. Nova. Digo, a parede não estava lá antes. Mas tinha aparência de ter estado lá há muito tempo. Desgastada pelos anos, era como se ela tivesse se mudado para o caminho dele. Liberado o caminho de outro e resolvido fechar o dele.


Sem certeza de como prosseguir, sem entender a simplicidade de voltar, ele se sentou e encarou a parede que se ergueu no seu caminho. Ali ela estava e ali era ficaria. Imóveis. Ele e a parede. Frente a frente. Até um deles desistir.

Nenhum comentário:

Da leveza do amor tranquilo

Ela me disse: eu quero a leveza de um amor tranquilo. Amor fácil, meu bem, é para quem tem dificuldade de amar. Para quem encontra no outr...